Investigando Moda - Keep Calm and Carry On!

Tentando entender porquê certas coisas entram na moda, eu e Helen Quintans decidimos criar esta coluna: o Investigando Moda. Vocês vão ter ...

Tentando entender porquê certas coisas entram na moda, eu e Helen Quintans decidimos criar esta coluna: o Investigando Moda. Vocês vão ter de concordar que de vez em quando aparece umas coisas bem bizarras por aí. Bizarras ou não, nosso primeiro tema é algo que a gente adora, o "Keep Calm and Carry On". Com certeza já viu um cartaz desse ou uma variação por aí, principalmente em sites como o We Heart It e o Tumblr. Mas será que já parou pra pensar de onde surgiram esses cartazes?
Keep Calm and Carry On surgiu em 1938 na Inglaterra, como a própria coroa do cartaz pode sugerir. O cartaz foi criado junto com outro três na segunda guerra mundial, onde havia o risco iminente de um ataque das tropas alemãs. O governo não chegou a divulgar, porque obviamente nenhum nazista invadiu a Inglaterra, mas serviria como uma espécie de incentivo para a população. Os outros cartazes eram  "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory" e " Freedom is in Peril. Defend it Whit All Your Might" que ao contrário do "Keep Calm"  foram utilizados e distribuídos cerca de 800.000 exemplares. 

Agora vem a pergunta: tá, e daí? E daí que chegou um belo dia em 2000 que alguém estava fuçando em um sebo no nordeste da Inglaterra e encontrou uma cópia do tal cartaz que a coroa nunca distribuiu em larga escala, apesar de impresso. O cartaz original foi feito em fundo vermelho com letras em caixa alta, inconfundível. Porém depois de cair nas graças, ganhou diversas variações com cores, fundos e frases diferentes. Virou bolsa, colar, camisetas, itens de decoração, cadernos de anotações, quadros, memes na internet e até roupa de celebridade. Rupert Grint é uma dessas celebridades que aderiu a essa moda.

Agora aqui no Brasil, existem diversas maneiras de você entrar nessa moda também se quiser. Existe uma loja online oficial (clique, aqui!), em que são comercializados diversos itens com o cartaz original e as variações, desde capas para celular até tapetes de banheiro. Além da loja, também existem aplicativos de celular e na internet (clique aqui!) em que você pode produzir o seu próprio cartaz, com cores e frases que desejar. Nós aqui do Pronto, Usei! também fizemos o nosso. O que acharam? 

"Milhões de cópias do poster Keep Calm and Carry On foram impressas nas vésperas da II Guerra Mundial, mas nunca exibido. Agora, a mensagem tem assumido um novo sopro de vida na nossa paz perturbada."
Stuart Hughes - BBC
Sandy Quintans
@sandyquintans


Veja também

1 pronto, falei!