Editorial colaborativo - À Margem

Grande parte de nossa população reclama dos problemas políticos e sociais da região de braços cruzados. Provavelmente você já deve ter ...

Grande parte de nossa população reclama dos problemas políticos e sociais da região de braços cruzados. Provavelmente você já deve ter escutado que política se faz com a participação de todos e mesmo assim você não se mobilizou por alguma causa. Já faz parte da nossa cultura o desinteresse pela política e boa parte desta culpa não é apenas da população, já que a ditadura militar quebrou um ciclo importante, o do pensamento político. 
O descaso parte da população e dos políticos, só aqui na região aconteceu escândalos em prefeituras de cidades como Limeira, Paulínia, Santa Barbara D’Oeste e claro, em Campinas com dois prefeitos cassados. Como se não bastasse os escândalos, só na cidade de Campinas temos 1,2 mil pessoas em estado de extrema pobreza, ou seja, pessoas que passam fome. Desde o início do ano aumentaram cerca de 48% o número de moradores de rua na cidade. Também não podemos deixar de lado o descaso com a cultura na nossa região, já que temos grandes teatros fechados, nenhum espaço para mobilizações culturais, nenhum incentivo à cultura, etc. 
Tudo isso acontecendo (tudo isso e mais um pouco) e mesmo assim estamos presos ao nosso mundo e deixamos de prestar atenção ao que acontece ao nosso redor. Estamos aprisionados ao consumo desenfreado e nos tornando uma sociedade cada dia mais egoísta, que não se mobiliza pelo próximo e não busca mudanças por parte do governo. 
É sobre isso que nosso editorial colaborativo trata, será uma contestação à falta de incentivo a cultura, à corrupção, à pobreza e à falta de incentivo ao pensamento político. Vamos juntar moda, fotografia e criatividade, em um protesto em forma de editorial. Por isso, decidimos unir o maior número de fotógrafos interessados para fotografar dez composições feitas com roupas de jornal (quem quiser um exemplo de roupas feitas com papel, clique aqui). As fotos serão feitas no centro de Campinas, para trazer os símbolos da cidade em contraste com os moradores de rua, que representam a pobreza. O jornal será utilizado criativamente como representação das notícias que nossa população está enfrentando. 
Os fotógrafos que aderirem ao protesto e participarem poderão usar as fotos para portfólio (claro!) e serão responsáveis pelas edições de suas próprias imagens. A(s) melhor(es) fotos de cada colaborador será disponibilizada em primeira mão no Pronto,usei!, em que marcaremos uma data para que a entrega das fotos editadas. Após a publicação aqui no blog, fiquem a vontade para utilizar as imagens aonde desejarem, afinal elas são de vocês. Tudo isso, por mera questão de organização. 
Se você é a favor de tudo isso, não deixe de participar. Mande um e-mail para contato@prontousei.com e confirme sua participação. Quanto mais pessoas participando melhor. Maquiadores, cabeleireiros e  voluntárias a modelos que quiserem ajudar também são bem vindos! Já que este é um editorial colaborativo.
Mais informações com datas, horários e locais em breve.

Helen e Sandy Quintans
@sandyquintans
@helenquintans

Veja também

1 pronto, falei!

  1. Gostei do editorial, nunca vi algo semelhante, juntando a fotografia e a moda com os problemas brasileiros. Fiquei curiosa para ver o resultado
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir