Investigando Moda - O mistério do Moustache

Eu e a Helen Quintans (principalmente) não nos aguentávamos de tanta curiosidade. Queríamos descobrir de onde surgiu a paixão pelos famosos ...

Eu e a Helen Quintans (principalmente) não nos aguentávamos de tanta curiosidade. Queríamos descobrir de onde surgiu a paixão pelos famosos bigodes, carinhosamente chamados de ‘Moustache’ (ou até mesmo ‘Mustache’). Nós os achávamos em todos os lugares e o mistério continuava: de onde vieram os Moustaches? 

Mais do que descobrir, tínhamos que entender o que esse simples símbolo oferecia à vida das pessoas, já que até em calçadas o encontramos. Além de calçadas, não podemos nos esquecer das camisetas, colares, cabides, anéis, brincos, bolsas, almofadas, itens de decoração, ilustrações, papéis de parede, símbolo de passeatas, até em nossa plaquinha do "Investigando Moda" e claro, o próprio bigode estampado na cara de milhares de meninas planeta afora (falsos, claro!). 
Depois de pesquisas descobrimos que boa parte desse sucesso estava relacionado ao conhecido movimento australiano “Movember” (a fusão de Moustache + November). Há 9 anos, seis amigos decidiram reunir homens que estivessem dispostos a participar de uma campanha de conscientização sobre a importância dos exames preventivos ao câncer de próstata. Eles constataram isso depois de perceberem que boa parte dos homens australianos não fazia o exame tão importante para detectar o tipo de câncer logo no início. Para isto reuniram cerca de trinta amigos, todos liderados por Adam Garone, e tudo o que tinham de fazer era deixar seus bigodes crescerem como forma de alerta. Mas o que o bigode tem a ver com isso? Tudo, já que câncer de próstata e  bigodes são itens de série exclusivamente masculinos (e não vá me dizer que buço em mulher é bigode, hein?).
Depois disso o grupo fundou a ONG e em todos os meses de Novembro deixam seus bigodes crescerem e reúnem milhares de seguidores em todo o mundo.  Além disso, é feita uma campanha de conscientização durante todo o mês, em que são arrecadados doações, todas revertidas em pesquisas para o combate à doença. Tá, mas o que isso tem a ver com o meu anel lindo de bigode? Isso amiga é o que chamamos de ‘Marketing Viral’, depois de tantas imagens e campanhas, o Moustache virou um símbolo definitivamente e, por isso, não podia faltar no seu armário. Para se ter noção do tamanho da campanha, em 2010 o grupo arrecadou 53 milhões de dólares dentre cerca de 500 mil participantes em mais de dez países, número que só cresce a cada ano. Para participar, no dia primeiro de Novembro homens de todo o mundo se cadastram no site do ‘Movember’ e enviam sua foto sem barba ou bigode e se tornam ‘Mo Brothers’: amigos unidos por um bigodinho e a pela vontade de conscientização. 
Tanta campanha só podia ter se tornado inspiração. Foi isso que o pessoal do Mustache S/A (Mustache em inglês americano e Moustache em inglês britânico) teve como sua principal fonte de referência na hora de montar a sua marca (que tivemos o prazer de descobrir no Mercado Mundo Mix). A loja é quase que completamente dedicada ao símbolo do bigode mais famoso do mundo.  Em entrevista ao Pronto, usei! eles nos disseram que sempre gostaram e faziam brincadeiras com símbolo na época da faculdade, por isso, quando surgiu a ideia de montar uma marca, o Mustache foi sem a menor dúvida o conceito escolhido. Com uma loja virtual recém-lançada, hoje eles trazem coisas para um publico moderno e que estão sempre ligados às tendências. E não dá pra dizer que os bigodes não são tendência, né?
Além de marcas, também inspira muitas meninas, como nossa leitora assídua (e modelo nas horas vagas),  Adrielle Fernanda. Ela nos contou que gosta de bigodes desde os 13 anos, e que segundo suas próprias pesquisas, no passado eles estavam relacionados aos homens de grande importância. Ela não só gosta do símbolo, como também AMA homens com bigodes, principalmente porque muitas de suas amigas sempre tiveram preferência de homens com a pele, digamos, mais limpinha e quis contrariar. O que começou como desejo de ser diferente é paixão até agora (hoje com 19 anos) e já está até planejando sua tatuagem de Moustache.

Isso é que é bigode pra render assunto, não? 

Sandy Quintans
@sandyquintans

Veja também

7 pronto, falei!

  1. hahahaha, senasacional!
    essa do single's bar foi boa! HASUIHAS

    ResponderExcluir
  2. é oficial, esse post é o meu favorito ever!

    ResponderExcluir
  3. Tony Stark tem bigode...Isso faz dele um herói melhor? E Zorro? E o Dupont e Dupond? Tem muito mais bigodadas para serem investigadas pelo P! hehehe

    ResponderExcluir
  4. mt legal a materia gostei agora eu ja sei como surguiu a febre do mustache!!!! i love mustache!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria, parabéns

    ResponderExcluir