Joana leu: O vampiro Lestat, de Anne Rice

O Vampiro Lestat Anne Rice editora Rocco 467 páginas "A história de Lestat, um aristocrata que resolve ser ator na Idade Média, e ...

O Vampiro Lestat
Anne Rice
editora Rocco
467 páginas
"A história de Lestat, um aristocrata que resolve ser ator na Idade Média, e torna-se vampiro por acaso. Conheça sua vida e todas as experiências que ele viveu ao longo dos séculos, e descubra como Lestat se tornou um ídolo do rock na atualidade."

Para quem, como eu, assistiu ao filme "Entrevista com vampiro", que teve como protagonistas Tom Cruise e Brad Pitt, e gostou, esse livro é imperdível. Aqui é possível conhecer toda a trajetória de Lestat (vivido por Cruise), desde adolescente até os dias atuais, quando ele se tornou um verdadeiro rockstar.

O jovem Lestat vivia com sua família decadente numa mansão muito antiga, e está em conflito com seus desejos de querer se assumir como um artista, contra a vontade de seu pai, ou ser um caçador implacável, atividade que ele basicamente já exerce, matando sozinho uma alcateia de lobos ferozes que está aterrorizando sua cidade. Depois de dar cabo dos animais, ele fica conhecido por todos os moradores, e acaba despertando o interesse de um jovem músico, Nicolas, por quem se apaixona gradativamente durante a convivência dos dois. Mas tarde, eles fogem para Paris, a fim de tentar a sorte no meio artístico: Lestat como ator de teatro e Nicolas tocando seu violino. É nessa época que Lestat consegue entrar para um trupe teatral e se apresentar quase todas as noites. Numa dessas sessões, ele vê uma figura estranha na plateia, que chama muito ma sua atenção, como que o hipnotizando. Ele descobre da pior forma que aquele homem é um vampiro, que acaba mordendo Lestat e o transformando também. Lestat passa a sofrer com seus desejos e sua sede de sangue, que o transformam num assassino cruel, ao mesmo tempo em que sua amizade com Nicolas vai sendo abalada; ele não pode revelar sua verdadeira condição ao amigo, e precisa se afastar tanto dele quanto de sua mãe, a única pessoa de sua família que sempre o apoiava e compreendia, por ser uma sonhadora romântica como o filho.

Lestat foge e sai pelo mundo em busca de conhecimento, tentando descobrir qual a razão de sua existência. Em alguns momentos a narrativa fica bastante lenta, principalmente nas partes em que Lestat encontra Marius, um vampiro muito velho, e que lhe conta como foi sua própria transformação e sobre a descoberta dos 'antigos', vampiros tão velhos que se tornaram praticamente estátuas. No final, toda essa estória de Marius acaba sendo importante para o desenrolar da estória de Lestat e seu crescimento como vampiro, ajudando o leitor a entender como ele se tornou o que ele é agora.

O desfecho do livro é incrível, e vale a pena toda a lentidão anterior: Lestat faz um show com sua banda de rock e, com atitudes surpreendentes, deixa a todos boquiabertos com suas revelações. Anne Rice consegue fazer o leitor prender a respiração nas últimas páginas, e mostra porque é a mais aclamada escritora desse gênero. Ela consegue envolver e emocionar com as reflexões de Lestat, e mostrar o quão profundos são seus sentimentos, seu amor pela vida, pela mãe e por Nicolas, e o quanto ele sofre por não poder ter uma vida normal como sempre sonhara.

Joana Masen
@joana_masen

Veja também

0 pronto, falei!