Precisamos falar sobre Emma Watson

Como fã de Harry Potter, Hermione Granger sempre foi um personagem muito interessante. E como feminista sempre foi exemplo importante. J...


Como fã de Harry Potter, Hermione Granger sempre foi um personagem muito interessante. E como feminista sempre foi exemplo importante. J. K Rowling criou uma história de ficção com mulheres fortes, que não estavam ali para serem salvas ou para embelezar a saga. Naturalmente me tornei fã da Emma Watson, que foi quem deu cara pra Hermione, tanto pelo seu talento, quanto por suas declarações na mídia. 

Rowling e Emma tiveram conexão instantânea, pois um dos medos da autora era a forma como a Hermione seria retratada na grande tela. Ela queria que fosse uma personagem forte e não caricata, em que Emma trouxe isso e ainda acrescentou.

Acredito que fazer parte de uma franquia como Harry Potter deve ter contribuído muito para Emma como feminista, pois além do aprendizado com os personagens, ela conheceu de perto o assédio da mídia e percebido que a cobrança sempre seria maior pra ela do que de seus companheiros de saga. Depois dos filmes de Harry Potter, ela continuou buscando papéis fortes, de mulheres com personalidade, como em As Vantagens de Ser Invisível e Bling Ring

Tudo isso deve ter acrescentado para a Emma de agora, que há seis meses foi nomeada como embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres e tem realizado discursos muito, mas muito importantes para o feminismo. Aliás, não apenas discursos, mas também a campanha HeForShe, um movimento de prol da igualdade de gêneros. O marco mais importante dessa campanha é a de que é um tema inédito na ONU. Com a Emma à frente trará uma visibilidade para a luta que há décadas é travada pelas mulheres.

E sabe o que aconteceu com a Emma depois ter se posicionado tão claramente? Já estão ameaçando de divulgar fotos íntimas dela na web, o mesmo grupo que divulgou fotos de Jennifer Lawrence. É um luta injusta. 

Tudo o que eu posso dizer é que tenho orgulho de ser fã de Emma Watson, pois agora já não se trata mais de uma artista ou alguém a quem admiro, mas sim mais um símbolo pra uma causa que já era minha.

Agora dá play no discurso da Emma no lançamento da campanha:



Sandy Quintans
@sandyquintans

Veja também

0 pronto, falei!