Os indicados ao Oscar 2015 de Melhor Figurino

Finalmente chegamos aquela época do ano de expectativa com os filmes do Oscar. Vocês sabem, sou uma aficionada com a premiação e adoro opin...

Finalmente chegamos aquela época do ano de expectativa com os filmes do Oscar. Vocês sabem, sou uma aficionada com a premiação e adoro opinar sobre os indicados. Como todos os anos, não poderia deixar de trazer os indicados para Melhor Figurino. Esta é uma categoria que eu e Helen adoramos (ainda mais que ela também é figurinista, né?), e que nos traz muitas ideias. 

Para nossa surpresa temos muitos filmes de época e até temos um favorito. Como dissemos no final do ano passado, o Grande Hotel Budapeste é maravilhoso e estética que Wes Anderson traz em seus filmes é impecável e perfeitamente pensado. Por outro lado temos duas histórias Disney, com grandes figurinistas que também merecem esse Oscar. Vamos ver quem está no páreo este ano?




O Grande Hotel Budapeste


Sou muito fã dos trabalhos de Wes Anderson e é claro que este é o nosso preferido pra ganhar a estatueta. É muito interessante entender a estética que ele adota aos filmes, o que inclui o figurino, que sempre traz ideias interessantes. A responsável por este é Milena Canonero, que é uma veterana de Hollywood e trabalhou em figurinos incríveis, como Maria Antonieta e Laranja Mecânica, além de ser dona de três estatuetas.


Vício Inerente


Eu estava muito curiosa pra assistir ao filme, porque tinha visto algumas entrevistas de Joaquin Phoenix, mas não achava que iria me interessar por ele por causa de seu figurino. O longa conta a história de um detetive particular, que começa uma investigação sobre a morte de um bilionário. Já o figurino ficou por conta de mais um veterano: Mark Bridges, que foi responsável por filmes como O Lado Bom da Vida e  Capitão Phillips.


Caminhos da Floresta


Todos os anos eu tenho de escrever que Colleen Atwood é uma espécie de Meryl Streep dos figurinos (que aliás , é uma das estrelas deste filme), o que só prova que ela realmente é. Desta vez, ela vem indicada por um filme que traz diversos contos famosos e que está prometendo ser um trabalho impecável. Estou muito curiosa pra assistir esse, principalmente pelo elenco e por esta atmosfera mágica do filme.


Malévola


Eu demorei um tempão pra assistir Malévola e tive aquela pontada de arrependimento por não ter conseguido ir ao cinema. Não é que eu tenha amado ao filme, mas é tudo tão lindo, que este figurino não poderia ficar de fora. Os responsáveis por este é uma dupla: Anna B. Sheppard, figurinista experiente, que cuidou de filmes como Bastardos InglóriosA Lista de Schindler e a Menina que Roubava Livros; junto com Jane Clive, que foi responsável pelos figurinos de Branca de Neve e o Caçador (que foi indicado ao Oscar também), Capitão América Planeta dos Macacos




Mr. Turner


Li ótimos comentários sobre o filme, principalmente por sua direção. O longa conta a história de um pintor do século 19, que é conhecido por sua paixão pela iluminação. E é aí que entra a indicação de figurino, que foi criado por Jacqueline Durran, responsável por figurinos espetaculares, como Anna KareninaOrgulho e Preconceito Desejo e Reparação.

Sandy Quintans
@sandyquintans

Veja também

0 pronto, falei!