Oscar 2015: O que achamos dos filmes

E a doida do Oscar ataca de novo. Hoje eu vim comentar um pouquinho sobre o que achei dos filmes indicados a Melhor Filme depois da jornad...

E a doida do Oscar ataca de novo. Hoje eu vim comentar um pouquinho sobre o que achei dos filmes indicados a Melhor Filme depois da jornada pra me atualizar para a cerimônia, que acontece no próximo domingo (22). Eu adoro a expectativa de apostas e as discussões com os amigos sobre nossas opiniões, quase sempre divergentes.Mais até que da própria cerimônia, confesso. E só pra lembrar: é tudo a minha mera opinião, vocês sabem que não sou especialista em nada :)

Sniper Americano


Clint Eastwood tem uma vasta lista de filmes maravilhosos. Sabe, sou fã desse cara. Mas Sniper americano é um daqueles americanos além da conta. É a história daquele herói que quer servir a guerra pra honrar seu país e fica atormentado pelas maldades das batalhas, etc. Não parece um filme que você já viu diversas vezes? É isso, clichê. Em diversos ângulos é muito bem feito, produzido e tudo mais. Inclusive, há quem ache que o filme é uma crítica ao país. Pode até ser, mas não é muito a cara do Clint.

Minha nota: ♥♥♥ (3/5)

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)


Esse é um filme que tem muitos pontos fortes. O enredo é interessante, ainda mais se levarmos em conta a ironia, em que Michael Keaton interpreta um ator que já foi super herói no cinema, assim como ele já foi o Batman (dizem que o melhor). O plano contínuo também é muito legal, as atuações valem a pena. Mas o saldo final é de um filme que não gostei muito e acabei achando um pouco maçante. 

Minha nota: ♥♥♥♥ (4/5)

Boyhood


Terminei esse filme tentando entender se eu havia gostado ou não. A verdade é que me apaixonei por ele, mesmo que tenha demorado um tempo para entender. Este é um filme pra gente se identificar com a vida Mason, é um filme sobre nós mesmos. As atuações da Patricia Arquette e do Ethan Hawke estão sensacionais, sem contar que o filme foi rodado em doze anos. Doze.

Minha nota: ♥♥♥♥ (4,5/5)

O Grande Hotel Budapeste


Talvez essa seja a terceira vez que eu digo que este foi um dos melhores filmes que vimos ano passado, mas é a verdade. Wes Anderson cria um mundo onde tudo é muito interessante, além da conta. A produção é impecável, o figurino é lindo, o roteiro é maravilhoso, as atuações de tirar o chapéu. Tudo aqui é feito para encantar.

Minha nota: ♥♥♥♥ (4,5/5)

O Jogo da Imitação


Fui ao cinema sem saber o que iria de fato assistir e fui surpreendida de um jeito bom. E além de nos trazer a ótima atuação de  Benedict Cumberbatch, também é uma aula de história maravilhosa. O filme nos traz os bastidores da Segunda Guerra Mundial, que a teria encurtado em dois anos. Imagine quantas vidas este jogo não salvou. 

Minha nota: ♥♥♥♥ (4/5)


Selma



Depois que ouvi a canção do filme, que está concorrendo também, fiquei encantada antes mesmo de assistir. Tive altas expectativas sobre o filme, que se concretizaram a cada minuto. É uma história muito bonita, do jeito que eu gosto, com peso histórico e uma luta nada justa pela igualdade de direitos. É também interessante ver cada passo do gênio Martin Luther King.

Minha nota: ♥♥♥♥ (4/5)



A Teoria de Tudo


A história de A Teoria de Tudo é infinitamente bonita, como a vida de Stephen Hawking deve ser. Mas ao mesmo tempo que é um filme lindo, senti que é romântico além da conta e não nos conta tanto sobre a vida do astrofísico como eu gostaria. Por outro lado, não é o que o longa se propõe, já que o foco é a vida de Stephen e Jane juntos e por todos os desafios que passaram durante a vida. Eddie Redmayne está de aplaudir em pé e realmente merece levar pra casa a estatueta de Melhor Ator. 

Minha nota: ♥♥♥ (3,5/5)


Whiplash


Esse é um dos filmes que concorrem em meu coração como o melhor da lista. É realmente muito bom, de roteiro, de ritmo, de direção e, principalmente, de atuação. Merece uma palma extra por se tratar de um filme independente e J.K.Simmons merece a estatueta, por carregar boa parte do triunfo do filme.

Minha nota: ♥♥♥♥ (4,5/5)



Confesso que ainda não consegui eleger meu favorito, gostei muito de vários (dá pra ver pelas minhas notas). Mas pelo que andei lendo por aí, Birdman e Boyhood são os filmes que devem liderar a premiação. E você, já tem seu favorito? 

Sandy Quintans
@sandyquintans

Veja também

0 pronto, falei!