6 documentários da Netflix pra você repensar consumo

Netflix está aí pra provar que amor existe, né gente? E no meu caso, é amor em forma de documentários, o que acabou me ajudando a repensar...

Netflix está aí pra provar que amor existe, né gente? E no meu caso, é amor em forma de documentários, o que acabou me ajudando a repensar um monte de coisas. Eu tenho acompanhado vários longas que debatem temas ligados ao nosso estilo de vida. Vocês sabem, há alguns meses estamos falando de como estamos comprando menos coisas, pensando em reaproveitamento e em uma moda mais prática. Então, resolvi fazer uma listinha com algumas das coisas que assistir por lá e que me ajudaram: 


1. Cowspiracy

Como o próprio nome sugere, este documentário fala sobre uma possível conspiração para proteger a indústria da carne. Ele questiona sobre como falamos tanto de aquecimento global e emissão de gases de efeito estufa, sem que a produção de proteína animal seja colocada na conta – apesar de ser comprovadamente uma das maiores poluentes. Ele também mostra que a produção de forma sustentável pode ser muito boa para o planeta, mas que é inviável.


2. True Cost 

Este pode ser o mais importante da lista, porque ele discute os impactos da indústria da moda no ambiente. Desde a produção de lixo, incentivada pelos fast fashion, até a forma como as roupas são fabricadas em países pobres e sem as mínimas condições para os trabalhadores. Esse realmente vai te fazer pensar melhor na hora de comprar uma peça nova.


3. No Impact Man

O filme mostra uma família que decidiu viver sem causar impactos no meio ambiente. Eles passam a reduzir, e até zerar a produção de lixo, desligam a eletricidade, se locomovem de bicicleta e comem apenas alimentos orgânicos. Acredite, tudo isso é um desafio muito complicado de se fazer com o nosso atual estilo de vida.


4. Iris

Apesar de não tratar de conscientização diretamente, o filme é muito inspirador por tratar da vida de uma das maiores fashionistas de todos os tempos. A relação que ela tem com a moda é muito interessante, ainda mais que ela é conhecida por garimpar e pechinchar por suas peças como ninguém. Ela pode nos ensinar a nem sempre aceitar a primeira oferta, né?



5. BlackFish

Este documentário chegou a ser indicado ao Oscar e fala de uma forma diferente de consumo. Ele mostra a história do parque mundialmente famoso SeaWorld e sobre como as baleias vivem em cativeiro. Mostram desde a caçada dos filhotes nos anos 1960 até todos os casos de mortes de treinadores e as péssimas condições nos cativeiros. O documentário causou tanto impacto, que o SeaWorld teve que fazer uma série de modificações e muitas pessoas passaram a boicotar o parque. Mas não apenas nos faz questionar parques aquáticos, como todas as atrações que usam amimais.


6. Living on One Dollar

O filme fala sobre dois amigos que decidem viver com apenas um dólar por dia. A jornada se passa na área rural da Guatemala e a parte mais legal é que além de aprenderem a viver apenas com o mínimo e desenvolver grande parte das coisas necessárias, ainda aprendem com as dificuldades daquele povo, totalmente fora da realidade deles.


Bônus - The Future Fashion 

Ficou impossível deixar de colocar a série  para o Youtube desenvolvida pela Vogue Britânica que fala sobre o futuro da moda. Nos vídeos, a queridinha Alexa Chung entrevista diversos profissionais da indústria, desde estudantes, passando por estilistas, até jornalistas pra mostrar como tudo funciona e realmente debater a importância da moda. O único contra é que não tem legendas, mas se você tiver um conhecimento básico de inglês, vai conseguir entender boa parte. É uma série incrível que já teve duas temporadas, uma na Inglaterra e outra em Nova York.



Sandy Quintans
@sandyquintans

Veja também

0 pronto, falei!