As maravilhosas dicas de beleza da Vovó Helen - Vinagre de Maçã

Depois de um século de sumiço e várias promessas de post não cumpridas, eis que estou aqui!  Sempre que comento no facebook sobre os t...

Depois de um século de sumiço e várias promessas de post não cumpridas, eis que estou aqui! 

Sempre que comento no facebook sobre os tratamentos caseiros que ando fazendo, muita gente me pede pra falar mais (é verdade, gente, não é papo de blogueira não... as pessoas me pedem mesmo hahaha). Então, vim compartilhar maravilhosas dicas de beleza do tempo da vovó.


Estou numa fase Bela Gil da vida: amando receitinhas naturais e consumo consciente. Pra falar a verdade, nunca fui de gastar horrores em cosméticos, mas também nunca havia me jogado nas receitas caseiras como agora. O que despertou meu interesse para esse novo lifestyle foi a minha aventura capilar. 

No final de junho, resolvi mudar a cor do meu cabelo virgem para uma fantasia. Como sou a rainha do DIY, resolvi fazer tudo em casa mesmo. Com a ajuda da Sandy, descolori o cabelo e ao lavar, na pressa de olhar no espelho como estava loiro, escorreguei no  banheiro molhado e quebrei o pulso. Uma fratura super chata de curar. No dia seguinte, passamos a tinta rosa e minha vida se transformou.
Falando assim até aparece que foi pra melhor, né? Foi nada. Meu cabelo ficou manchado, ressecado e perdeu todos os cachos que havia recuperado pós-transição.  De braço quebrado e sem grana, a solução foi pesquisar na internet por alternativas caseiras e milagrosas. Descobri um mundo novo! Li milhares de posts, assisti milhares de videos e entre tentativas e erros descobri receitas que não só salvaram meu cabelo, como me fizeram mais disciplinada. Vou contar pra vocês o que uso e como uso. É claro que sempre é bom lembrar que cada cabelo é um cabelo e que nem sempre o seu vai reagir como o meu. Mas é só testar e adequar à sua necessidade que é sucesso. O "episódio" de hoje é sobre o queridinho vinagre de maçã.


PORQUE O VINAGRE DE MAÇÃ É PURO AMOR

Quando li sobre isso pela primeira vez pensei "credo, o cabelo vai ficar cheirando a salada". Torci o nariz, mas resolvi arriscar. 

O vinagre de maçã possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno e é rico em vitamina E. Seu maior benefício para os tratamentos estéticos é seu ph levemente ácido, compatível ao da nossa pele e cabelo.

Esses são os benefícios para o cabelo:

Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos  que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.
Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.
Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.
Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.
Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.
Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas com caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique  o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.
Eu uso sempre depois de lavar pra fechar as cutículas e na fase de reconstrução do meu cronograma capilar (que num próximo post explico direitinho), misturando uma colher de sopa na máscara de tratamento e deixando agir por 40 minutos. O cabelo fica incrível!
E para a pele, os benefícios são esses:
Acne/oleosidade: devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne. Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.
Mãos ressecadas: por equilibrar o pH da pele, o vinagre de maçã melhora o ressecamento da pele. Misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.
Manchas: o vinagre de maçã é um agente clareador natural da pele. Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.
Tonifica: o vinagre de maçã tem propriedades adstringentes, útil para o tratamento de doenças da pele como psoríase e inflamações. Ele também tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas. Faça uns 50 ml de chá verde e acrescente uma colher se sopa de vinagre de maça, passe a mistura com um algodão na pele. Você também pode optar pelo chá de tomilho.
Tenho problema com melasma. Se eu ficar um pouquinho no sol, já era, ganho uma mancha horrorosa no rosto. É uma luta constante. Tenho aplicado o vinagre com água toda noite, antes de dormir e já percebo uma melhora significativa. Sem falar que os poros estão menores e a pele com aparência mais saudável. 

Por hoje, é isso. Testem aí e me contem depois. ♥
Helen Quintans
@helenquintans

Veja também

1 pronto, falei!

  1. Amei as dicas! Nunca tinha pesquisado sobre esses tratamentos caseiros, e saber q vc usou e deu super certo, me incentiva a tentar tbm. Vou pintar o cabelo de fantasia essa semana, já vou comprar meu vinagre, para garantir, rsrsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir