Dicas para não enlouquecer na mudança

Como já contei aqui, mudei recentemente e mesmo depois de 2 meses, continuo traumatizada e com coisas fora do lugar. Eu já havia me ...


Como já contei aqui, mudei recentemente e mesmo depois de 2 meses, continuo traumatizada e com coisas fora do lugar.
Eu já havia me mudado várias vezes, mas nenhuma delas foi tão bagunçada quanto essa. Por isso, vou dar dicas do que fazer quando tiver que trocar de casa para não ficar maluco no meio das caixas.  

1. Faça uma boa faxina na casa nova.
Mesmo pegando a chave na imobiliária alguns dias antes da mudança e a casa já estando relativamente limpa, mudamos sem fazer uma boa faxina. Isso aumentou bastante o trabalho na hora de montar os móveis e guardar as coisas, porque tive que fazer simultaneamente. 

2. Se tem animais de estimação, prepare a casa com antecedência.
Temos 3 cachorros, 2 gatos e 1 porquinho-da-índia. Apesar de ter colocado telinha nas janelas antes de mudar, atrasamos o canil (2 dos nossos cães precisam de um espaço separado, que impeça o acesso à lavanderia).  Resultado: Emmylou e Zezinho tiveram que ficar na outra casa, enquanto a grade não ficava pronta. Foi muito estressante pra todos nós. 

3. Identifique TODAS as caixas. 
Encaixotamos as coisas na correria, praticamente um dia antes do caminhão chegar. Resultado: demorei dias pra encontrar e organizar as coisas. Confesso que até hoje não sei o que aconteceu com os temperos da cozinha e alguns documentos.

4. Desapegue de tudo o que não usa mais ANTES de mudar.
Isso diminui o volume de caixas e facilita na hora de organizar. Além de dar aquela sensação de vida nova, sem entulho. 

5. Se a casa antiga for alugada, saiba que vai ter que devolver exatamente como pegou.
Na casa antiga, pintei parede, mudei os espelhinhos dos interruptores e sujei o chão da garagem de tinta. Pense no maior trabalhão que tivemos pra botar tudo do jeito que era (cor cafona e interruptores baratos). Foi chato, custou dinheiro e causou muita ansiedade na hora da vistoria. 

A parte boa de mudar é poder decorar tudo. Mas isso é assunto pra outra hora e com certeza renderá vários posts.

Helen Quintans
@helenquintans


Veja também

0 pronto, falei!