O primeiro St. Patrick’s Day na Irlanda

Na última sexta-feira (17 de março, para caso você esteja lendo isso do futuro), foi comemorado o Saint Patrick’s Day, aqui na Irlanda. É ...

Na última sexta-feira (17 de março, para caso você esteja lendo isso do futuro), foi comemorado o Saint Patrick’s Day, aqui na Irlanda. É o dia mais importante para os irlandeses e por isso é comemorado no mundo todo, já que cerca de 80 milhões de pessoas é descendente desse povo (aposto que não sabia disso, hein?). Mas por que esse dia é tão importante, afinal de contas?


O Saint Patrick é o padroeiro do país e ele ficou muito conhecido por ter trazido o cristianismo pra cá. Pra quem não sabe, a Irlanda é um país extremamente católico e por isso é uma data tão celebrada. Outro fato curioso é que ele também é creditado por ter expulsado as cobras da ilha – o que não é bem verdade, já que aqui nunca houve nenhum desses animais nessa região. A escolha do dia do 17 é porque é o dia que é considerado a morte de Saint Patrick. 


Justamente por ser tão esperado, a cidade inteira se prepara pra essa comemoração e todas as lojas vendem os mais variados suvenires e acessórios pra usar no Saint Patrick’s Day. No dia em si, acontecem vários eventos pela cidade, mas o desfile de rua é uma das coisas mais aguardadas por ser um símbolo da celebração e do orgulho de ser irlandês. Eu achei bastante parecido com as paradas de 7 de setembro no Brasil, mas também há muitos elementos do nosso carnaval. É como se fosse um mix das duas coisas, sabe?

Não chega a ser bem um carnaval, mas as pessoas ficam muito animadas, bebem e celebram bastante. É realmente uma grande festa, principalmente na região central de Dublin. Eu confesso que foi uma coisa bem louca pensar que estávamos no lugar mais importante pra essa comemoração é que tão aguardada por muita gente. A cidade fica repleta de turistas do mundo todo e nos dias antes do St. Patrick, realmente dá pra sentir essa energia e ansiedade das pessoas. É uma coisa louca.


Sem dúvida, a atmosfera da cidade nos dias que antecedem a festa e no próprio Saint Patrick's Day é a melhor coisa de tudo. Parece que as pessoas ficam muito mais soltas e mais felizes pelas ruas, é pura diversão mesmo. É o que deixa esse dia super mágico ❤️️



Sandy Quintans
@sandyquintans

Veja também

0 pronto, falei!